Saturday, May 18, 2024

Desenvolvimento de aplicativos móveis – a próxima tecnologia em crescimento

À medida que o mercado de aplicativos para iPhone, iPad, Android, Blackberry e Windows Mobile aquece, mais e mais empresas estão desviando a maior parte de seu foco e investimentos para a “próxima grande ideia de aplicativo móvel”. Aqui estão os cinco pontos mais importantes do desenvolvimento de aplicativos móveis.

1. Caso de Negócios: Se você tem uma ideia que pode se tornar um bom aplicativo móvel, você deve primeiro pesquisar se já existe outro aplicativo com a mesma ideia/semelhante. Determine como você pode diferenciar e improvisar sua ideia. Entenda se há necessidade do aplicativo que você planeja desenvolver. Além de validar seu conceito, avalie se o desenvolvimento desse aplicativo é adequado para suas estratégias de negócios, direção e se você conseguirá recuperar o investimento no desenvolvimento desse aplicativo.

2. Público-alvo: Esteja você desenvolvendo aplicativos para uso interno de negócios, uso por outros negócios ou uso por consumidores individuais, você deve ter uma boa compreensão de quem é seu público-alvo. Isso ajudará a tomar decisões de design e tecnologia para sua aplicação. Se você estiver segmentando o público global, talvez seja necessário considerar tornar seu aplicativo móvel multilíngue.

3. Seleção de Tecnologia: Com aplicativos clientes móveis, você não pode desenvolver um único aplicativo que possa ser executado em todas as plataformas móveis. Cada uma das plataformas móveis é diferente e executa apenas aplicativos desenvolvidos em tecnologias específicas. Portanto, se você desenvolver um aplicativo happymod para iPhone, não poderá executar o mesmo aplicativo nas plataformas Android, Blackberry ou Windows Mobile. É por isso que é importante que, antes de iniciar o desenvolvimento do aplicativo, você selecione uma plataforma móvel apropriada para o seu aplicativo. Se o seu plano inclui o desenvolvimento de aplicativos para várias plataformas móveis, certifique-se de arquitetar seu aplicativo adequadamente para reduzir os esforços e custos de desenvolvimento inicial e contínuo. Mais importante ainda, determine se você realmente precisa desenvolver um aplicativo cliente móvel que seja específico da plataforma ou um site móvel/aplicativo web que seja mais universal e possa ser executado em todos os smartphones.

4. Tempo: Quando existem milhares de empresas tentando entrar no mercado de aplicativos móveis em expansão, é fundamental que você avance com seu projeto de desenvolvimento móvel em tempo hábil. Caso contrário, há chances de que outra pessoa possa vencê-lo no lançamento de um aplicativo com conceito semelhante e possa rapidamente acessar sua base de clientes em potencial. Quando se trata de lançar um aplicativo móvel, o momento certo é essencial para maximizar o retorno do investimento.

5. Preço: Assim como qualquer outro produto, você precisa ter certeza de que o preço do seu aplicativo móvel está correto. Pesquise o preço de outros aplicativos semelhantes, determine o valor do seu aplicativo para os consumidores e descubra seu custo total de propriedade para criar, lançar e manter seu aplicativo. Considere oferecer seus aplicativos móveis gratuitamente ou com desconto por um curto período de tempo para atrair mais compradores.

Ponto de Bônus: Marketing – Depois de lançar seu aplicativo, é importante comercializá-lo e melhorar sua visibilidade para seu público-alvo. Sem os esforços de marketing, seu aplicativo pode ficar enterrado sob a pilha de milhares de outros aplicativos, prejudicando seu potencial de receita. Comercializar seu aplicativo em sites de mídia social, mecanismos de pesquisa e oferecê-lo gratuitamente por um curto período de tempo deve ajudar a aumentar sua base de consumidores. Certifique-se de ouvir o feedback que os usuários do aplicativo fornecerão e incorpore isso ao seu plano de desenvolvimento futuro.

A Mantra Information Services é uma empresa líder em desenvolvimento de aplicativos personalizados e consultoria de TI com sede em NJ, EUA. Fornecemos serviços de desenvolvimento de aplicativos móveis para as plataformas iPhone, iPad, Android, Blackberry e Windows Mobile. Ajudamos todos, desde pequenas empresas a empresas da Fortune 500, com suas estratégias de desenvolvimento móvel e iniciativas de tecnologia.